No passado dia 10, o filósofo português José Gil proferiu a sua última aula. Aquele filósofo foi considerado pelo periódico francês “Nouvel Observateur”, há alguns anos, um dos 25 melhores pensadores do mundo.
Um dos seus principais pensamentos incide sobre o que considera não inscrição: alheamento, não intervenção social, medo de dizer o que se pensa e de agir em conformidade, que caracteriza uma boa parte dos portugueses.
Na nossa região existe uma elevada não inscrição. Receio ou mesmo medo de dizer o que se pensa também abunda. 36 anos depois do 25 de Abril…
A comunicação social nacional, na devida altura, praticamente não referiu o facto de José Gil ter sido considerado um dos 25 principais pensadores do planeta, que deve orgulhar o nosso país. Mas “compreende-se”. José Gil não é jogador, nem treinador de futebol.
No dia da sua última aula, aquele filósofo foi entrevistado no canal 2 da RTP. Pouco antes, o Sr. Presidente da República havia sido entrevistado no outro canal estatal. A entrevista de José Gil, ainda que mais curta, foi bem mais interessante.
Manuel Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário